Integração de e-commerce: saiba controlar o estoque e potencializar suas vendas

Acesse e entenda o que é um sistema de integração no e-commerce e como controlar seu estoque fará que suas vendas se potencializem.
Integração de e-commerce: saiba controlar o estoque e potencializar suas vendas
11 de novembro de 2020 / Desenvolvimento

Contar com um sistema de integração é fundamental para otimizar dados, agilizar processos e garantir segurança aos consumidores para vender mais no meio digital. Entenda o que é um sistema integrado e quais as maneiras de implementá-lo na sua empresa.

O empreendedor que deseja escalar seu negócio já sabe que a internet é um canal poderoso para as vendas e provavelmente já possui uma estratégia de e-commerce. Porém, um desafio constante é como organizar e integrar todas as informações de venda, estoque e cadastro de clientes de uma forma fácil e eficiente para evitar problemas de logística.

Se o seu negócio trabalha cada sistema de fluxo de dados e processos internos separadamente, sem sincronizar os dados do e-commerce com os demais sistemas da empresa, saiba que você pode estar perdendo dinheiro com custos operacionais elevados e corre o risco de frustrar a experiência de compra de seus consumidores.

Imagine que, ao realizar uma venda no e-commerce, você precise dar baixa no pedido, emitir nota fiscal, separar e enviar o produto e ainda replicar todas essas informações da loja virtual para o software de ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português). Parece simples, certo?

Entretanto, conforme a demanda aumenta, essa rotina é acelerada, deixando os processos mais suscetíveis a erros humanos, como duplicação e falta de padronização dos dados. Além, claro, de ocupar o tempo e esforço da sua equipe em uma tarefa penosa que poderia ser automatizada e, portanto, mais rápida.

Neste artigo você vai entender o que é um sistema de integração, como sua implementação pode representar um salto de produtividade nas suas vendas, além de descobrir a maneira de implantá-lo.

O que é e como funciona a integração de sistemas?

Um sistema integrado permite que você conecte seu e-commerce aos outros sistemas existentes na sua empresa. Por meio dele é possível sincronizar as informações da loja virtual com os diferentes setores e marketplaces da empresa em uma única plataforma. Com o controle total sobre seu estoque, fica fácil monitorar cada etapa da sua venda e ganhar escala no ambiente digital.

Afinal, no momento em que uma venda é realizada em um sistema integrado, o estoque é atualizado automaticamente e a disponibilidade alterada em todas as plataformas. Isso porque os ambientes estarão interligados, possibilitando a troca de informação do sistema de gestão, estoque e lojas online de maneira dinâmica e instantânea.

Além de deixar o estoque em ordem, outras vantagens são as alterações de preços, quantidades ou informações sobre descontos, a facilidade na troca de produtos, equipe mais eficiente, menos falhas humanas e erros nos cadastros.

Resumindo, os maiores benefícios da integração de sistemas são:

  • Menores custos;
  • Otimização de tempo e equipe enxuta;
  • Menor trabalho manual e maior precisão de dados;
  • Processos internos mais rápidos e integração dos setores.

E este último item facilita ainda que os setores trabalhem em conjunto, possibilitando ao gestor uma visão mais ampla da empresa, baseando a tomada de decisões para atingir mais resultados.

A empresa pode optar por adquirir o sistema completo e com integrações pré-configuradas. No caso da que já possui seu próprio software de gestão (ERP), este pode ser integrado ao e-commerce da marca por intermédio de tecnologias que ligam diferentes sistemas. 

Mas que tecnologias são essas e qual é a mais indicada?

Conheça o iPaas e o Middleware

Pense em cada sistema da sua empresa como várias ilhas que formam um arquipélago. Para que ocorra a comunicação entre elas, você precisa construir pontes, por onde os dados irão circular.

O sistema de iPaaS, conhecido como Plataforma de Integração como Serviço (Integration Platform as a Service, na sigla em inglês), é uma ferramenta abrangente que possibilita mais agilidade no tráfego de dados entre duas ou mais plataformas.

Já o Middleware é um mediador personalizado entre soluções. Isso quer dizer que, depois de uma validação minuciosa, uma aplicação será desenvolvida "sob medida" para integrar um tipo de serviço específico.

Se quiser entender melhor qual sistema de integração corresponde às necessidades do seu negócio, baixe nosso e-book exclusivo e confira uma tabela comparativa entre as vantagens e benefícios de cada um para a sua empresa.

Manutenção especializada

Quando feita de maneira objetiva e correta, uma integração tem muitas vantagens que te ajudam a atingir os resultados incríveis. Contudo, gerenciar dados é uma tarefa que demanda planejamento e cuidados constantes, especialmente quanto à infraestrutura e monitoramento de performance. Por isso, ter a mão uma equipe com entendimento profundo no assunto é essencial.

Trabalho automatizado e negócio escalável

Já pensou em deixar o sistema de integração trabalhar para você enquanto direciona seu tempo e esforços em atividades mais produtivas? 

Investir em um sistema de integração de plataformas é garantir o controle total sobre seu estoque e demais processos da sua empresa, além de poupar tempo e pessoal, evitar recorrentes confusões de dados e garantir um negócio altamente escalável no meio digital.

Faça a integração de modo inteligente

Na demacode_ você conta com o sistema mais completo para interligar seu e-commerce e sistemas de gestão. Além de contar com uma equipe altamente especializada e disponível para qualquer tipo de suporte técnico.

Quer potencializar suas vendas online? Vem conversar com nosso time e descubra como podemos ajudar você a fazer uma integração eficiente e que acelere seus resultados!

Fontes: Onclick, Terra Empresas, Tiny, Gyramais, Bleez, Link Api, Hubspot, Shuffle Exchange.

Veja mais