Entenda como o software de ERP protege seus dados

segurança de dados demacode
10 de dezembro de 2020 / Desenvolvimento

Cada vez mais dados corporativos são administrados no ambiente digital. Mas como protegê-los de vírus e ataques criminosos? Entenda como o software ERP garante a segurança dos dados da sua empresa.

O gerenciamento de informação é essencial para que uma empresa consiga otimizar recursos e impulsionar vendas. A integração de dados aumenta a produtividade e fornece indicadores preciosos para explorar oportunidades de negócio. Contudo, essas informações geralmente são confidenciais e por isso, devem estar absolutamente protegidas de ameaças externas.

Segurança de dados: o que você precisa saber

Apesar da facilidade de ter todas as informações da sua empresa, como estoque, clientes, fornecedores, fluxos financeiro, entre outras, reunidas em uma única plataforma digital, é preciso estar atento às medidas de segurança que esse sistema dispõe para garantir a privacidade dos arquivos corporativos.

Atualmente, o Brasil é considerado um dos países mais vulneráveis ao ransomware - vírus projetados por cibercriminosos (hackers) que invadem sistemas online, bloqueando dados mediante o resgate, geralmente em criptomoedas.

O relatório da Kaspersky indica este como um reflexo do baixo investimento em segurança de empresas e instituições brasileiras que, por ano, chegam a perder cerca de 10 bilhões de reais por conta de ataques que poderiam ser evitados. Em 2020, foram mais de mil empresas atingidas em todo o mundo.

Uma invasão hacker bem sucedida, além de facilitar o vazamento de dados e a exposição pública das informações coletadas, ameaça a integridade da empresa. Sem o acesso aos dados cruciais para operar corretamente, a empresa pode perder oportunidades de venda e crescimento.

Para evitar qualquer interferência, uma das prioridades de um software de ERP deve ser a privacidade. Além de integrar os dados e agilizar processos, é preciso que o sistema forneça soluções atualizadas que garantam a privacidade dos dados, eliminando possíveis brechas de segurança.

Entenda quais os recursos necessários que seu sistema ERP deve conter para garantir seus dados seguros:

1 - Criptografia avançada

Quando você envia mensagens ou arquivos pela internet, estes são armazenados pelo provedor que intermedia a comunicação. A criptografia é um algoritmo que embaralha o conteúdo contido na mensagem em códigos, permitindo que apenas o remetente e o receptor possam decodificá-la através das chaves específicas de segurança. Essa tecnologia está presente também em aplicativos de mensagens e na grande maioria dos sites de internet, como os de compra e venda, por exemplo.

2 - Firewall gerenciado

Recurso que funciona como um guardião das informações que chegam ao sistema corporativo. Ele "fecha os portões" e restringe acessos suspeitos e conteúdos maliciosos que circulam pela rede, infectando os dados internos. Diferente dos Firewalls para redes residenciais, o Firewall Gerenciado confere mais segurança para empresas e instituições públicas.

3 - Autenticação de dois fatores

Mecanismo que visa confirmar a identidade do usuário cadastrado ao acessar o sistema. Após preencher login e senha normalmente, o usuário deve inserir ainda um código temporário, enviado para o número do celular correspondente. A autenticação de dois fatores oferece uma camada extra de segurança no caso de ingenuidade ou negligência de colaboradores que, eventualmente, repassam suas senhas aos colegas ou as deixam anotadas em locais de fácil acesso.

4 - Permissões de acesso

Em um sistema complexo de informações, o recomendado é que apenas os gestores tenham acesso à totalidade dos dados, enquanto os colaboradores possam visualizar seus respectivos setores. Com parâmetros específicos de acesso, é possível definir e controlar quem pode visualizar, cadastrar e até alterar as informações contidas no banco de dados. Esse recurso permite ainda rastrear os acessos, bem como os processos realizados dentro do sistema.

Segurança em primeiro lugar

A vulnerabilidade dos sistemas digitais é um dos maiores desafios das empresas hoje. Para evitar ataques, o indicado é investir em um sistema ERP que faça com que a manutenção e a transição dos dados, de um sistema para o outro, ocorra de maneira segura e com privacidade absoluta.

Um sistema ERP que interliga todas as áreas da empresa em um único ecossistema, reduzindo as chances de replicação de dados e erros manuais é eficaz. Já um sistema que faz tudo isso e ainda dispõe de recursos atualizados para garantir que seus dados não sejam expostos aos ataques hackers é inteligente.

Afinal, ameaças costumam a ser desenvolvidas a todo momento, é imprescindível manter os recursos de segurança constantemente atualizados. E claro, poder contar um uma equipe altamente especializada e disponível para qualquer tipo de suporte técnico é um fator que fornece ainda mais tranquilidade.

A demacode_ se preocupa com a eficiência do seu negócio. Trabalhamos para entregar sistemas inteligentes e completamente seguros. Com a tecnologia, design e atendimento diferenciado esperamos alavancar seus resultados a níveis que superam expectativas.

Quer descobrir como podemos auxiliar na segurança dos seus dados? Confira alguns de nossos projetos de sucesso e entre em contato conosco!

Fontes: Canaltech; Alterdata; Kaspersky; Valor; Sispro.

Veja mais