Black Friday 2019: Saiba como uma integração pode ajudar nas vendas do seu e-commerce

Você já ouviu falar de integração entre e-commerce e ERP? Essa solução hoje já é fundamental para o bom funcionamento de qualquer e-commerce, principalmente na Black Friday, uma das datas mais importantes para o varejo.
22 de novembro de 2019 / Desenvolvimento

Você já ouviu falar de integração entre e-commerce e ERP? Essa solução hoje já é fundamental para o bom funcionamento de qualquer e-commerce, principalmente na Black Friday, uma das datas mais importantes para o varejo. Apostar na integração entre um ERP e uma plataforma de e-commerce apresenta muitas vantagens para as vendas, e nesse grande evento para o comércio online não poderia ser diferente. 

Para que sua loja tenha sucesso nas vendas durante períodos sazonais como a Black Friday, é necessário que haja um sistema por trás, onde se possa organizar, planejar, gerenciar e controlar todas as informações da loja, jogando essas informações diretamente para o e-commerce de forma automatizada. Esse sistema é conhecido como ERP, sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, ou no bom português, Planejamento de Recursos Empresariais. 

Qualquer e-commerce possui sua própria plataforma, onde nela é possível cadastrar todos os dados da loja, produtos, salvar dados de clientes e fornecedores, registrar pedidos, dentre muitas outras funcionalidades específicas de cada e-commerce. Porém, muitas vezes não é apenas a plataforma de e-commerce que assume esse papel, mas também o ERP. Ter um ERP aliado à plataforma de e-commerce descomplica as tarefas operacionais de quem precisa alimentar a loja com informações, pois todos os dados podem ser registrados em um só lugar, e integrados automaticamente com a loja online.  

São inúmeras funcionalidades que um ERP possui, dentre elas é possível citar: controle financeiro, cadastro de produtos, controle de estoque, cadastro de clientes e fornecedores, emissão de nota fiscal, etc. Tudo é automatizado e pode ser integrado com a plataforma da loja ou marketplace, otimizando assim o fluxo de cadastramento e centralizando a operação de venda. No nosso post Qual o benefício de ter um sistema integrado em outro, também pontuamos algumas dessas vantagens. 

Agora que você já sabe para que serve um ERP, separamos alguns fatores positivos que a integração entre o ERP e a loja possuem e podem contribuir para alavancar as suas vendas na Black Friday. Confira!

Controle de estoque eficiente e sem furos

Com a integração com um ERP, é possível manter o estoque de mercadorias sempre atualizado, monitorando as entradas e saídas dos produtos e otimizando o tempo da equipe na verificação de estoque, visto que a baixa de mercadorias será feita automaticamente quando um usuário realizar a compra no site. 

Um estoque automatizado evita que o cliente tenha uma experiência insatisfatória, por realizar uma compra e depois ser informado que houve uma falha no armazenamento da mercadoria. Isso costuma ser muito comum em épocas como a Black Friday, por haver um fluxo muito alto de vendas e consequentemente movimentação de produtos. 

Sistema omnichannel de vendas 


Já pensou na possibilidade de ter todos os sistemas de gestão integrados, e ainda assim também vender na sua loja física? Isso só é possível, contudo, se o e-commerce e a loja física estiverem integrados em uma plataforma só, com um ERP.

Tudo que acontece nos ambientes físico e online também é reproduzido no ERP, o que garante mais organização e praticidade nas vendas e ofertas para o seu cliente, visto que ele pode comprar no site e retirar na loja física, por exemplo, gerando uma experiência de compra mais flexível e intuitiva. 

Capacidade para administrar um grande fluxo de compras


Em níveis muito altos de vendas, como na semana da Black Friday, o seu site pode apresentar instabilidades como lentidão ou na pior das hipóteses a queda do site, ocasionada pelo excesso de cadastros e acessos. 

No entanto, quando se tem um ERP hospedado em nuvem, essas instabilidades são mais difíceis de acontecer, pois já existe uma previsibilidade e planos de ação contemplados para resolver eventuais problemas, o que torna o ERP muito mais seguro para o gerenciamento de grande volume de cadastros. 

Atualização e histórico de preços e descontos 


A Black Friday é um evento onde você pode criar estratégias para vender e fidelizar seus clientes para futuras recompras por meio de ofertas de curta duração. Porém, em muitos e-commerces, os preços não são alterados de forma transparente com o cliente, o que pode gerar um efeito controverso e diminuir a possibilidade de recompra. 

Com um ERP, os preços e descontos ficam seguros em um histórico alimentado pelos departamentos envolvidos nas vendas, podendo estabelecer melhores estratégias para as vendas, analisando quais campanhas, descontos e promoções estão funcionando melhor, além de gerar relatórios para futuras análises. Tudo isso de forma prática e em tempo real. 

Clientes satisfeitos, vendas crescentes

Com todos esses benefícios, o resultado não poderia ser diferente. O grande triunfo é o seu cliente satisfeito, com uma maior possibilidade de fidelização à sua marca e, consequentemente, mais vendas. 

Quer bombar as suas vendas e oferecer uma experiência de compra intuitiva não só no período da Black Friday, mas em todas as épocas do ano? Descubra mais sobre integração entre sistemas com a gente! :)

Autora: Pollyana Souza

Veja mais