Aplicativo de Delivery: como funciona na prática

App delivery
16 de dezembro de 2020 / Desenvolvimento

Antes do "o seu pedido saiu para entrega" existem diferentes processos que você precisa entender se estiver pensando em desenvolver um app de entrega. Confira tudo a seguir.

Se tem uma tendência que a pandemia impulsionou, foi o de Delivery por aplicativo. Com as medidas de distanciamento social, as pessoas rapidamente se adaptaram com a comodidade de receber compras na porta de casa.

Mais tempo em casa resultou em menores despesas com transporte e lazer. Por outro lado, os consumidores aumentaram seus gastos com pedidos de comida, itens de supermercado e medicamentos por aplicativos de smartphone. 

No geral, as vendas e as entregas via apps subiram mais de 90% nos últimos meses, segundo pesquisa realizada pelo Mobills.

A nova maneira de comprar

A compra por aplicativo é um hábito que veio para ficar e está se tornando realidade em vários setores, além de restaurantes, supermercados e farmácias. Segundo o Canaltech, esse mercado deve crescer ainda mais no país nos próximos anos. Pensando nisso, resolvemos desvendar como funciona essa nova maneira de fazer e receber compras.

Descubra a dinâmica por trás dos aplicativos de entrega!

A maioria dos aplicativos de serviços de delivery conta com duas versões diferentes da mesma plataforma, direcionadas aos clientes finais e estabelecimentos. Cada versão deve garantir os recursos para atender aos objetivos e necessidades de cada um.

1. Versão Cliente: é por onde os consumidores irão escolher entre as opções de compra, realizar e acompanhar seus pedidos, além de deixar suas avaliações. A interface deve ser prática e simples, contando com um design personalizado que contribua com uma experiência fácil e intuitiva.

2. Versão Estabelecimento: por aqui se faz o gerenciamento de entradas e saídas de pedidos. Desde o recebimento da ordem, encaminhamento para o preparo e, finalmente, a entrega. Além do fluxo de pedidos, essa versão conta com características complexas de integração com demais sistemas da empresa para agilizar os processos - vamos abordá-las em seguida.

A dinâmica dos apps

  • O cliente final faz o download do aplicativo em seu smartphone - através de lojas digitais, como Google Play ou App Store -, realiza o pedido conforme seu desejo, cadastrando seus dados de identificação pessoal, pagamento e endereço completo.
  • O estabelecimento recebe a notificação referente ao pedido, com os detalhes e observações enviados pelo cliente, que ficam disponíveis em um painel administrativo no computador. Assim que os dados são conferidos e o pagamento confirmado, a demanda é repassada ao preparo (no caso de restaurantes) ou separação no estoque, para demais serviços.
  • O entregador então recebe a demanda do estabelecimento, retira o produto e parte para entrega, se baseando nas informações que correspondam ao pedido específico.

É importante que o cliente final tenha sempre uma experiência ágil e segura a partir de sua versão, sendo notificado por push a cada nova transação: preparo, saída do estabelecimento, tempo de entrega e confirmação de recebimento.

Gerenciamento de Performance

Os aplicativos de Delivery representam um modo inteiramente novo de consumir, garantindo facilidade ao cliente e praticidade para a empresa. Porém, com o aumento progressivo da demanda, é necessário que o estabelecimento esteja preparado para operar o sistema e evitar contratempos.

Através do painel administrativo, além de gerenciar os pedidos, é possível acompanhar a performance de vendas e medir o nível de satisfação dos clientes por meio de avaliações sobre o serviço da empresa e usabilidade do aplicativo. Os relatórios mensais fornecem informações que podem auxiliar a loja nas decisões estratégicas e ações de marketing.

Para isso, o sistema de Delivery deve estar completamente integrado com os demais programas e sistemas de dados da empresa, sincronizando informações sobre valores, descontos e disponibilidade no estoque em tempo real ao cliente final e ao responsável por gerenciar os pedidos.

Saiba como funciona uma integração inteligente de sistemas

A importância da Estratégia Mobile para qualquer tipo de negócio

Para garantir uma alta taxa de avaliações positivas, é ideal que o aplicativo seja frequentemente atualizado, melhorando o design e adicionando recursos para aprimorar a experiência do cliente final. Já a versão do estabelecimento exige o suporte especializado de uma equipe dedicada e apaixonada por tecnologia e resolução de problemas.

Case de sucesso: app Pedidos10

A demacode_ cria estratégias de negócios com gerenciamento de aplicativos móveis para empresas que desejam tirar suas ideias do papel e crescer com a tecnologia. 

Um de nossos projetos mais impressionantes no segmento de Delivery foi o desenvolvimento do aplicativo Pedidos10. A plataforma reúne uma variedade de estabelecimentos de alimentação, conveniência, farmácias, pet shop e outros, oferecendo comodidade por meio de entrega segura e ágil de produtos e serviços para diversas regiões do Brasil.

O app, que conta com constantes atualizações e melhorias, soma mais de 100 mil downloads e instalações, mais de 4 mil avaliações e uma média de 4,6 de 5 estrelas no Google Play e App Store

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Fontes: Codificar; Canaltech; Consumidor Moderno; Tecnoblog; Machine Global; Programa Consumer.

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