4 motivos para adotar a padronização de códigos na sua equipe

Qualquer equipe pode criar sua melhor forma de codificação, facilitando o entendimento do código e garantindo o crescente ganho de produtividade. Nesse artigo, elencamos os principais motivos para introduzir códigos padronizados no desenvolvimento de projetos.
12 de agosto de 2019 / Desenvolvimento

Todo desenvolvedor já deve ter se deparado com um código que demorou para entender a sua funcionalidade, seja na empresa onde trabalha ou até mesmo em um dos seus primeiros projetos. Muitas vezes isso ocorre por falta de padronização no desenvolvimento. Além desse, outros problemas surgirão, como a perda na agilidade na solução de problemas, mais erros e mais demanda para o suporte.

A padronização consiste em uma equipe customizar todos os seus códigos igualmente, desde a indentação até a parte de declaração de variáveis para obter um código mais limpo e legível.

Alguns motivos para introduzir a padronização de códigos nos projetos:

1- Ganho de produtividade

Com a padronização, o ganho na produtividade da equipe é notável, tanto na manutenção quanto no desenvolvimento de novos softwares, afinal, um código legível e bem estruturado levará menos tempo para ser compreendido para uma futura manutenção;

2- Redução de custos e qualidade do software

Com o ganho de produtividade, o menor custo vem como consequência, assim como a qualidade do software;

3- Diminuição de manutenções

Se um código não for feito de maneira padronizada, clara e organizada, a equipe encontrará dificuldades em localizar os erros e fazer manutenções no software. Com a padronização, além de reduzir os erros e diminuir as manutenções, a equipe terá mais facilidade em fazê-las quando necessário;

4- Facilidade em treinar novos membros da equipe

Com a chegada de novos membros na equipe, se cada um passar os treinamentos do seu próprio jeito, ficará um tanto confuso. Com a padronização, basta o novo integrante verificar o código e pegar o ritmo da equipe.

Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios que a padronização traz. No início pode ser um pouco difícil implementar isso na equipe de uma só vez, mas conforme a equipe for se adaptando, os benefícios tendem apenas a crescer.

Autor Jardel Leandro Schaefer

Veja mais